16 de outubro de 2017

“Um novo olhar sobre a vida”: Exposição fotográfica retrata a beleza de mulheres na luta contra o câncer

Exposição será lançada no dia 19 de outubro, às 19h, no Shopping Itaguaçu e contará com palestra da Amucc (Associação Brasileira de Portadores de Câncer) 

Já imaginou fechar os olhos por alguns segundos e ao abri-los deparar-se com um novo visual? Se olhar no espelho e sentir-se bonita é o desejo da maioria das mulheres. Mas e quando esse processo passa a ser tão doloroso e o espelho acaba virando um inimigo? A pergunta pode parecer forte, mas essa é a realidade de milhares de mulheres que enfrentam diariamente a luta contra o câncer.

Com o intuito de ajudar algumas mulheres a redescobrirem sua autoestima e para inspirar muitas outras, surgiu o projeto fotográfico “Empoderamento Feminino: Um novo olhar sobre a vida”. Criado por pessoas que tiraram um tempo do seu dia para se dedicar de forma voluntária, o projeto proporcionou a nove mulheres, todas participantes dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bem Viver, uma tarde de beleza acompanhada de uma sessão fotográfica. Além disso, estimulou essas mulheres através do empoderamento feminino a voltarem a acreditar em si mesmas, mostrando que é possível retomar as rédeas da própria vida, propondo uma reflexão sobre a capacidade de superação e transformação humana.

“Teve um momento durante o tratamento que cheguei a tirar todos os espelhos da minha casa porque não gostava da imagem que via refletida neles. Quando soube da sessão de fotos hesitei em ir, pois achava que não ficaria bonita. Depois da maquiagem e de ver o resultado das fotos me senti linda e vi que ainda existe vida dentro de mim”, revela Cristiane de Souza Dias, 39 anos, que luta contra o câncer desde 2013.

Com o resultado das fotos prontas e aproveitando que outubro é o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, o Instituto Bem Viver lançará a exposição “Um novo olhar sobre a vida”, dia 19 de outubro, no Shopping Itaguaçu, às 19h. As nove imagens, foram feitas pela fotógrafa Cristina Estefano e ficarão expostas no Piso Itaguaçu (espaço da antiga loja de brinquedos) até o dia 30 de outubro.

Além da exposição, na sexta-feira (20), às 19h, a psicóloga Márcia Nogueira, acompanhada da Presidente Voluntária da Amucc (Associação Brasileira de Portadores de Câncer), Jurema Ramos dos Santos, irá ministrar gratuitamente no espaço a palestra “Empoderamento Feminino”. Logo depois, às 20h30, acontece um bate-papo com Priscila Propp, que vai contar um pouco da sua história de superação na luta contra o câncer. O acesso ao espaço será gratuito.

Instituto Bem Viver
Para dar apoio à famílias e aos pacientes que possuem algum tipo de câncer, existe desde maio de 2007 o Instituto Bem Viver, que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas que atende, buscando amenizar o sofrimento físico e emocional que a doença provoca na pessoa acometida e em sua família. Além de suprir as necessidades básicas das pessoas cadastradas através de benefícios que garantem mais dignidade durante o tratamento oncológico, o Instituto proporciona momentos de convivência, socialização e descontração por meio de atividades semanais de entretenimento e encontros comemorativos em datas especiais.

O quê: “Empoderamento Feminino: Um novo olhar sobre a vida”
Quando: 19 a 30 de outubro
Lançamento: 19/10 às 19h
Local: Shopping Itaguaçu - Piso Itaguaçu (espaço da antiga loja de brinquedos)